Salvador compartilha tecnologia fiscal com Lauro de Freitas para impulsionar ambiente de negócios

A gestão do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), firmou uma parceria estratégica com o município de Lauro de Freitas para modernizar a tecnologia fiscal e fortalecer o ambiente de negócios na cidade da Região Metropolitana. A iniciativa tem como objetivo alinhar ações que beneficiem os cidadãos do município comandado pela prefeita Débora Regis (União), promovendo maior eficiência, transparência e agilidade nos processos fiscais.

A Sefaz Salvador irá ceder a tecnologia do sistema Nota Salvador à Prefeitura de Lauro de Freitas. A ferramenta permite que cidadãos e empresas acompanhem e gerenciem, de forma simples e ível, a emissão de notas fiscais de serviços.

Com a cessão do sistema, Lauro de Freitas poderá implantar a solução de maneira mais rápida, o que resultará em uma arrecadação mais eficiente e no fortalecimento das finanças públicas locais. A iniciativa promove a transparência na arrecadação e contribui de forma efetiva para o combate à sonegação de impostos.

“Salvador, hoje reconhecida como referência na gestão fiscal, tem o compromisso de apoiar municípios vizinhos, como Lauro de Freitas, na implementação de soluções inovadoras. A troca de conhecimento e o compartilhamento de boas práticas são essenciais para a melhoria contínua dos serviços públicos na região. É fundamental influenciar os municípios a adotarem uma gestão fiscal mais moderna, transparente e eficiente”, declara a titular da Sefaz soteropolitana, Giovanna Victer.

Abertura de empresas 

Outro ponto significativo da parceria foi o apoio técnico da Secretaria da Fazenda de Salvador na desburocratização dos processos de abertura de empresas em Lauro de Freitas. A capital baiana compartilhou as ações implementadas nos últimos anos, que visam agilizar e simplificar os procedimentos, tornando o ambiente de negócios mais dinâmico e ível.

“Estamos extremamente satisfeitos com essa troca de conhecimento. Queremos implementar em Lauro de Freitas as soluções que têm sido bem-sucedidas em Salvador, pois acreditamos que simplificar o processo de abertura de empresas é essencial para estimular o empreendedorismo e impulsionar a economia local. Ao reduzir a burocracia, conseguiremos atrair mais investimentos, gerar empregos e promover o desenvolvimento da cidade, criando um ambiente mais competitivo e favorável aos negócios’, avalia o secretário da Fazenda de Lauro de Freitas, Ricardo Góis.

Avanços 

Desde 2020, Salvador vem adotando uma série de medidas para fortalecer o ambiente de negócios e simplificar a vida do empreendedor. Entre as ações destacam-se a adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a criação do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) Único, que facilita o pagamento do Termo de Viabilidade de Localização (TVL) e da Taxa de Licença de Localização (TLL), e a ampliação do número de atividades de baixo risco, que ou de 159 para 830, com autorização automática para funcionamento.

Essas iniciativas contribuíram para que Salvador subisse da 26ª para a 4ª posição no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, consolidando a cidade como um ambiente empresarial mais atrativo e competitivo. Outro resultado significativo foi a redução drástica no tempo de abertura de empresas, que caiu de 10 dias e 18 horas para apenas três horas.

Os resultados dessas medidas se tornaram ainda mais evidentes no primeiro bimestre deste ano. De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, Salvador registrou a abertura de 12.173 empresas nos meses de janeiro e fevereiro, superando o recorde do mesmo período em 2021, quando foram criados 11.141 novos CNPJs na cidade.

Foto: Jean Victor / Prefeitura Lauro de Freitas

*Com informações da Secom Prefeitura de Salvador

Compartilhe

EXECUTIVO

Ronda da Mulher é referência para municípios do Nordeste, em Campina Grande

Caiado defende autonomia dos municípios e políticas públicas mais conectadas com a realidade local

Petrolina (PE) investe na qualificação de mulheres para o mercado automotivo

LEGISLATIVO

PL de Roberto Cidade posiciona Amazonas na vanguarda do empreendedorismo social

Projeto que garante água potável nas escolas de arquipélago no Amapá é aprovado na Alap

Amapá avança na segurança de motoristas de aplicativo com nova lei voltada à proteção das mulheres

UNIÃO MULHER

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Trindade recebe primeira unidade da Casa Coração, projeto de Sylvie Alves para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Silvye Alves propõe facilitar porte de spray de pimenta e armas de choque para mulheres

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura viabiliza recursos de mais de R$ 50 milhões para impulsionar o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins WordPress