Campina Grande deu início, nesta terça-feira (20), a um curso de capacitação destinado a guardas municipais de 16 cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com foco no combate à violência contra a mulher. O evento contou com a presença de autoridades, como o secretário-chefe de Gabinete, Fábio Ramalho, que representou o gestor municipal.
Sob a liderança do prefeito Bruno Cunha Lima (União), o município tem se destacado na adoção de políticas públicas de proteção às mulheres, com o programa Ronda da Mulher como uma das principais referências. Lançado em março deste ano, o programa garante proteção às vítimas de violência doméstica que estão sob medida protetiva, por meio de rondas diárias realizadas pela Guarda Civil Municipal, além de acompanhamento jurídico, psicológico e social.
O curso é conduzido pela advogada e coordenadora da Mulher em Campina Grande, Talita Lucena, e aborda temas como funcionamento da Ronda da Mulher, aplicação da Lei Maria da Penha, mudanças no Código Penal, prevenção e combate à violência doméstica.
A formação é fruto de parceria entre a Coordenadoria da Mulher e a Associação Nacional de Guardas, e beneficia guardas de 13 cidades da Paraíba, como Livramento, Soledade, Pocinhos e Alhandra, e de três municípios do Rio Grande do Norte: Afonso Bezerra, Guamaré e Pedro Avelino.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais da Paraíba, José Nilson dos Santos, elogiou a estrutura do programa Ronda da Mulher e defendeu que ele seja levado como modelo para outros municípios. “É uma prática de proteção que serve de exemplo para todo o Brasil”, destacou.
A coordenadora Talita Lucena reforçou o impacto do trabalho. “Saber que um projeto desenvolvido aqui serve de inspiração e proteção para outras mulheres é uma demonstração clara do compromisso da gestão com a dignidade e segurança da população feminina”, concluiu.
*Foto: Codecom/PMCG
*Com informações da Codecom/PMCG (Campina Grande)